Se você estiver usando algum navegador diferente do Internet Explorer talvez alguns links estejam abaixo do menu neoartesanatourbano.blogspot.com: Rogério Fernandes

Rogério Fernandes

1. Alessi, conceituado designer italiano, diz que, em nossa sociedade, os objetos tornaram-se um importante canal de comunicação, através do qual os indivíduos expressam valores, status e personalidade.
Levando isto em consideração, o que te leva a fazer um objeto? Fale sobre sua produção: o que, porque, como e para
quem você produz?

Meu trabalho é autoral, sou designer , formado pela FUMA, hoje UEMG, minha carreira é toda pautada com design, propaganda e arte, montei o ateliê estúdio há 2 anos para trabalhar com arte, moda, arquitetura, design, algo que permeasse e trabalha com todos os meios da arte, a conceitual e aplicada. E sempre possível trabalhando com minhas ilustrações.
O processo da minha criação vai alem da ilustração, eu faço a desde a criação até a venda. É um processo de aprendizado ligado ao processo artístico, nada é terceirizado, com exceção dos copos de cachaça que é adesivado e queimado. Minhas tiragens são limitadas, 50 a 100 no máximo, para agregar valores e controle do processo criativo.


2. Segundo, Costa (2004), o objeto é o mediador entre sujeito e o espaço, transformador desta realidade que afeta o modo de apropriação do mundo pelo homem. Quais significados que os objetos assumem no seu dia-a-dia?
Valores culturais de suas ilustraçõesÉ uma bagagem minha, eu sou nordestino, fui criado no meio da literatura de cordel, festa junina, o realismo fantástico, Ariano Suassuna, orquesta armorial, maracatu coisas que sempre frequentei em casa, mas foi aflorar bem mais tarde, quando comecei a fazer o curso de Arte na escola Panamericana de SP, inspirado por Oswaldo Goeldi e J Borges. Essa é minha inspiração, está enraizada. Misturas religiosas, o folclore brasileiro, as lendas, anjos, os causos... eu gosto e querendo ou não eu transfiro pro meu trabalho.

Objetos
Sou como pai com os filhos, tem muita coisa que eu faço e não quero vender, eu vendo pelo preço que vale, se ficar pra mim eu tenho um carinho muito grande com ele, tenho um cuidado com o material e com a tiragem por causa disso. Tenho uma grande liberdade com minha imaginação e por isso este carinho com eles.

Viver disso?
Isso é engraçado, por muito tempo eu tbm questionei isso, mas é uma ilusão vc procurar algo que da muito dinheiro e fazer o que gosta por roby, isso não da certo, você só é bom numa coisa quando se dedica 100% a ela.
Ate 3 anos atrás em me senti fincado nisso, a mudança não é fácil e hoje eu vivo disso, acho que o designer é um grande desafio, no Brasil vc tem que dedicar, fazer o que vc quer mesmo para dar certo.

O talento
Hoje em dia o talento vem se perdendo demais, acho que isso é um absurdo. É um ciclo vicioso a minha diferenciação é que o meu trabalho é artistico, mas ainda vivemos num meio acadêmico
A valorizaçãoAs pessoas precisam consumir design no Brasil, falta isso. As pessoas ainda não dão valor, mas tem um valor gigante, quer queira quer não elas consomem design, a Fiat investe milhões em design por ano, design italiano, trabalha pra uma empresa que valoriza pra caramba o design, mas eles mesmo não consomem.
Falta a popularização e eu faço isso, não fico em galerias, eu monto minha galeria porque quero vender pra todo mundo, quero que quem entre lá compre nem que seja um saleiro de 30 reais, que a empregada use um avental legal, um jogo americano, por exemplo, e desmistificar essa idéia de que design é elitizado que afasta o consumidor.
Às vezes as pessoas não têm nem oportunidade de desejar alguma coisa de design, virou um gueto. As feiras populares de belo horizante por exemplos vendem coisas mais caras que muitos que vendem design por aqui.

Bom design
O melhor design para mim são os japoneses, eles nascem com design, a cultura oriental tem um organização e informação, cada um no seu quadrado, ocidental é um chentreal, os caras tão 100 anos a nossa frente, mas isso é essencial pra gente, é o nosso processo, temos que sair da inércia. Em minas gerais, é uma referencia os escritórios de SP sempre tem dois, três mineiros e quem mais consomem design hoje são os paulistas.

Rogério Fernandes - designer / http://www.rogeriofernandes.com.br/